Saiba o que é E-mail Marketing e como usá-lo.

E-mail marketing, entenda.

Conforme diz a wikipédia “E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.”

É essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente “opt-in” nesta o cliente opta por receber mensagens informativas do site que se cadastrou ou dos parceiros deste site.

O e-mail marketing não é o “spam” que são aquelas mensagens de e-mails que não pedimos, não autorizadas. O e-mail marketing permite ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o email. Isso se chama “opt-out” e é feito através de um link de descadastramento que vai estar presente em todas as mensagens enviadas ao destinatário.

Clique aqui e receba

Há muitas empresas que utilizam listas de email de terceiros, ao se cadastrar em um site o usuário termina por receber infinitos emails dos mais variados assuntos sem jamais ter requisitado. Isso é spam! Eu quando comecei a dar meus primeiros passos no e-mail marketing comprei uma lista que dizia ter 500 milhões de e-mails de vários seguimentos e mal comecei a disparar campanhas e meu servidor de hospedagem hostgator que é muito eficiente e ético me chamou na “xincha” e daí então comecei do zero a criar uma lista “double opt-in” e que agradeço muito por ter aprendido dessa forma a respeitar a privacidade dos usuários e jamais enviar e-mails não autorizados. Por Favor não comprem listas de e-mail marketing, criem listas próprias!

Seguindo esses princípios éticos, o e-mail marketing pode ser usado na oferta de produtos e serviços, na promoção de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, boletins informativos, artigos, notícias, agradecimentos, cartões comemorativos, de aniversário e etc.

No e-mail marketing é possível acompanhar o resultado das campanhas em tempo real, taxa de entrega, taxa de abertura e cliques nos links e outros.

Nos próximos posts irei falar mais sobre essa ferramenta preciosa e darei dicas pra utilizá-la com eficiência. assine nossa newsletter no formulário ao lado para receber as atualizações do blog Linsbrasil. Até o próximo post!