Home » ganhar dinheiro pela internet » Qual domínio usar? Registrar .com ou .com.br ?

Qual domínio usar? Registrar .com ou .com.br ?

Na hora de registrar um domínio para seu site qual a melhor escolha de opção de domínio, afinal? .com ou .com.br? Leia atentamente este artigo e tire todas suas dúvidas em relação a que domínio registrar.

Usar .com ou .com.br ?

Na escolha de qual domínio registrar surgem dúvidas sobre qual é a melhor opção, se .com ou .com.br.

Os domínios internacionais, conhecidos apenas como .com, .net, .org e uma infinidade de TLDs Internacionais (Terminações de domínio ou Top level domains) levam os clientes a não saber qual opção de domínio para usar em seu site.

Na prática não existem diferenças no aspecto de tecnologia ou desempenho, os domínios Nacionais (.com.br, .net.br e outros terminados em .br) são apenas indicativos de localidade (Brasil), assim como cada pais tem o seu ccTLD (Country Code Top Level Domain).

Em se tratando de domínios internacionais uma influência desses domínios seria no caso de SEO (veja nosso post sobre SEO), pois na ferramenta do Google Webmaster tools é solicitados que você informe o país no qual você deseja que este domínio deseja indexar, Google Brasil? EUA? enfim. Já nos domínios nacionais ou com terminações do referido pais esta informação não é necessária, pois compreende-se que um site terminado em .br deve estar relacionado ao Brasil, um .ar à Argentina e assim por diante.




Vale a pena registrar vários domínios para um site?

Pelo custo que um domínio tem, vale a pena sim registrar todos os domínios disponíveis para o site da sua empresa. Isto também evita que um concorrente o faça e aponte, por exemplo, para o site dele e passe a concorrer com a sua empresa.

Se você pretende algo profissional, e quer ganhar dinheiro com seu site, o melhor a fazer é registrar os domínios .com e .com.br e escolher qual será mais fácil para seu usuário lembrar. Depois da escolha, basta redirecionar o domínio secundário para o principal. Dessa forma, mesmo que seu usuário se confunda ele chegará até seu site.

Essa atitude também impede que alguém compre o outro domínio e tente te vender por um preço abusivo, ou ainda que pessoas mal intencionadas copiem o conteúdo do seu site e roubem seus visitantes.

Estratégias de SEO

É interessante que o assunto do seu site esteja presente no domínio. Por exemplo, se seu site é sobre carros tunados o ideal seria conseguir o domínio carrostunados.com ou carrostunados.com.br. Não faz muito sentido para os seus usuários (e nem para o Google) que o domínio de um site como esse seja biscoitodepolvilho.com, não é verdade?


Quanto à escolha, segundo o Google não há preferência. E não há consenso na Internet. Porém, se seu site está no Brasil, é de se supor que seus usuários sempre arriscarão o .com.br e usando o redirecionamento que mencionei acima você não estará perdendo visitas. O importante é ter o conteúdo em apenas um local, pois o Google não gosta de conteúdo copiado. Por isso, mesmo que registre ambos os domínios, crie apenas um site. Não faça dois sites de conteúdos iguais, ok?

Se deseja saber mais sobre SEO:  http://www.linsbrasil.com.br/otimizacao-motores-de-busca/

Sugestão sobre qual domínio registrar.

Indo direto ao ponto, se seu site é brasileiro e é voltado ao público nacional, use .com.br e redirecionando o .com. Caso seu site seja brasileiro mas com conteúdo voltado a qualquer público no mundo, use .com como principal e redirecione o .com.br para ele.

Só não recomendo domínios como .net ou estranhos como .bizz e .co. Assim você facilita a memorização do usuário.

Onde registrar domínio

Se você ainda não sabe onde registrar domínio .com ou .com.br, uma das melhores empresas no mercado para compra de domínios e hospedagem é a hostgator, você pode acessar o site e consultar os preços disponíveis para o domínio que deseja acessando este link: http://www.hostgator.com.br/5643.html

Vale lembrar que à medida que seu site for crescendo, convém comprar domínios parecidos, como o .net ou até o blog.br , mas isso vai depender de quanto se pode gastar e de quanto está rendendo seu site.
Assistam este vídeo do Fabio Pessoa:

https://www.youtube.com/watch?v=Z2PmR_2OzNI



Cursos que eu recomendo:

SEO – Primeiras posições no Google

Como criar seu Blog hoje

Curso WordPress descomplicado

Idéias pra criar com WordPress

Espero que tenha ajudado você a resolver na escolha por .com ou .com.br . Sugestões e dúvidas, deixem nos comentários!

, , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*