7 dicas para montar um roteiro de viagem incrível

Férias agendadas e destino escolhido, e agora? O que fazer? Uma das partes mais difíceis e mais empolgantes para algumas pessoas é montar um roteiro da viagem. Começar a pesquisar sobre o que fazer, como chegar, o que ver, etc. Mas você está realmente fazendo tudo corretamente? Nós estamos aqui para te ajudar a desvendar todos os mistérios e sacrifícios de montar um roteiro de viagem incrível!

1 – Passagens aéreas

Roteiro de viagem

Definir como você chegará ao local escolhido é muito importante. Você precisa considerar alguns pontos antes de montar um roteiro de viagem: tempo de voo, conexões, preço e confiabilidade da companhia aérea, afinal você não quer que o seu voo seja cancelado ou chegue em atraso. Têm alguns sites que conseguem fazer toda essa comparação de uma vez só para você. Vale a pena dar uma olhada também se você tem pontos no seu programa de fidelidade.

2 – Acomodação

Passagens compradas e agora é hora de decidir onde ficar. A primeira coisa é definir seu orçamento. Quanto você deseja gastar no total com hospedagem? 30%, 40%, 60% ou mais? Uma localização mais central geralmente é mais cara. Já uma muito afastada dos pontos turísticos você precisará contar com despesa para deslocamento (se for muito longe para caminhar).

3 – Moeda local

Roteiro de Viagem

Se estiver viajando para fora do país você precisará pesquisar sobre a moeda local. Uma das grandes preocupações quando viajamos para um local em outra moeda é a taxa de câmbio. Alguns especialistas recomendam comprar um pouco de cada vez até o dia do seu voo, outros dizem que é melhor comprar tudo de uma vez. Você que decide qual é a melhor opção para você, mas preste um pouco mais de atenção nas ultimas variações da moeda para não sair no prejuízo.

4 – Itens essenciais

Se o seu objetivo for economizar o máximo possível você precisa considerar um mochilão. É uma forma de visitar vários lugares e ainda sim economizar. Como você ficará muito mais tempo em deslocamento do que qualquer outra coisa, existem alguns itens básicos que você não pode esquecer de levar.

  • Higiene pessoal (escova e pasta de dente, shampoo, papel higiênico, desodorante, toalha);
  • Roupa íntima extra;
  • Sabonetes (para banho e/ou lavar roupa);
  • Roupas práticas (de fácil lavagem);
  • Lanternas;
  • Pen drive com cópia de documentos pessoais;
  • Isqueiro;
  • Cadeados para bagagem;
  • Adaptadores de tomada;
  • Um guia do seu roteiro para não se perder.

Independente se o clima for inverno ou verão, o protetor solar é indispensável. Organize também uma bolsinha com os principais medicamentos que você toma, esteja sempre alerta para qualquer emergência.

5 – Documentação

Roteiro de viagem

Aqui no Brasil sabemos que nosso principal documento é a nossa carteira de identidade ou de motorista. Confira no site do governo do país de destino qual tipo de documentação é necessária para entrar. Se for viajar pela América do sul, pelo tratado do Mercosul, você pode apresentar a mesma documentação do Brasil. Mas caso você não vá viajar para um desses países, verifique se seu passaporte está na validade (para a maioria das viagens internacionais, ele precisa estar com no mínimo 6 meses de validade).

Tire cópias, e se puder autentique-as, para caso perca algum documento você poderá apresentar na embaixada brasileira como comprovante de identidade.

6 – Trajetos

Defina pelo menos 2 dias para cada lugar, assim você consegue aproveitar o que ele tem para oferecer: comida, pontos turísticos, cultura, etc. Pesquise também se irá acontecer algum festival nos locais que irá passar. Seria uma ótima oportunidade para aproveitar a cultura local. Leve sempre com você carregadores extras e um mapa, para caso a tecnologia falhe você não fique perdido.

7 – Monte seu próprio roteiro

Aproveite ao máximo do seu jeito. É muito bom ler dicas de outras pessoas que já visitaram esse lugar, mas nada como montar um roteiro de viagem próprio para realmente curtir as suas férias. Fazendo do seu jeito, você pode descobrir coisas que ninguém fez antes. Quem sabe até dar dicas para pessoas que irão viajar pra lá no futuro! Quer saber quem vai pro mesmo lugar que você? Ou descobrir outros lugares para visitar nas próximas férias? Curta nossa página no Facebook.