Lista de e-mail: seu maior ativo.

Como um novo profissional de Marketing Digital, você deve ter ouvido falar que a chave para o seu sucesso em ganhar dinheiro está na sua lista de e-mail – e essa é a verdade. Para que qualquer profissional de marketing digital seja realmente bem-sucedido na administração de seus negócios online primeiro precisa criar uma lista de e-mail. Esses contatos podem nem sempre ser clientes iniciantes, mas a construção de relacionamentos com eles é fundamental.

Por quê? Uma das maiores despesas para qualquer empresa é atrair clientes e transformá-los em vendas. Leva tempo, esforço e dinheiro para atrair seus clientes, para que eles comprem um item de você e nunca mais voltar.

Se o cliente chegar, mas não comprar nada, será um sucesso para os seus resultados. A criação de uma lista de e-mail permite coletar um grande número de pessoas com o mínimo esforço, para que você possa vender para as mesmas pessoas repetidamente.

A criação de uma lista de e-mail estabelece relacionamentos, para que você possa entrar em contato com seus assinantes repetidamente, até que eles se convertam em clientes pagantes e, com sorte, mais de uma vez.

A ideia é que, depois de criar sua lista de e-mail, você possa enviar e-mails promovendo um novo produto ou serviço e ver as vendas logo depois. Você pode literalmente ganhar dinheiro enquanto dorme adicionando os e-mails promocionais a uma série de automação.

Uma automação envia automaticamente e-mails aos assinantes em intervalos predeterminados, com base na data inicial de inscrição.

Você tem a opção de criar e vender seus próprios produtos ou trabalhar como afiliado de outros produtos. Existem prós e contras em ambas as abordagens.

Caso seja produtor, você tem a opção de realmente pesquisar no mercado e na concorrência e oferecer algo que você sabe que será valioso. No entanto, isso significa que você precisará investir tempo, esforço e possivelmente dinheiro na criação do produto.

Como afiliado, você competirá com outros afiliados e receberá apenas uma parte do preço de venda. Independentemente do caminho escolhido, a lista ainda é parte integrante do seu sucesso.

A configuração da automação de e-mails levará um pouco de tempo e esforço no início, mas, quando estiver pronta, você deixará no piloto automático. Não deixe de verificar de vez em quando para garantir que seus links ainda estejam funcionando, você estará pronto.

Agora que você entende a importância de criar uma lista de e-mail, vamos seguir as etapas práticas que você precisa executar para que ela funcione. Começaremos com a criação da isca digital e, em seguida, seguiremos para as etapas para criar sua lista e configurar tudo online.

Ofertas de inscrição para assinantes

lista de e-mail

É importante reconhecer que você deve ter algo de valor para o seu público-alvo para oferecer gratuitamente, em troca da assinatura da sua lista.

Caso contrário, eles não terão incentivo para se inscrever, e você terá dificuldade em criar sua lista. Isso pode ser tão simples quanto um pequeno e-book, uma gravação ou um vídeo relacionado ao seu produto ou serviço, e que ajude o usuário a resolver um problema.

Criando sua isca digital

Embora esse estágio leve algum tempo, assim como configurar a lista de e-mail e os e-mails automáticos, também é algo que você pode “configurar e esquecer” e verificar periodicamente para garantir que as informações estejam atualizadas e que todos os links estejam funcionais.

Eu chamo isso de sua “isca” porque, essencialmente, é isso que é. Você está incentivando as pessoas a se inscreverem na sua lista, com algo de valor para elas, na esperança de que elas se tornem clientes pagantes mais tarde.

Aqui estão algumas opções para a isca:

  • Ebook
  • Vídeo aula
  • Podcast
  • Curso breve para ensinar algo de valor no qual seus leitores estão interessados
  • Uma sequência de e-mails repleto de informações importantes para seus leitores.

Um a coisa sobre a isca que você precisa se lembrar: enquanto você a distribui de graça, deve valer a pena ser paga.

Tem que ser bom. Se seus leitores não consideram valiosa, eles não têm motivos para ficar – e podem cancelar a inscrição a qualquer momento.

As pessoas são constantemente inundadas com lixo eletrônico, portanto, hoje em dia elas tendem a ser extremamente cuidadosas com quem fornecem seu endereço de e-mail. O fato de eles estarem pensando em se inscrever para receber seus e-mails é um bom sinal de que eles o consideram confiável e você precisa tratá-los com respeito, dando a eles algo que eles não vão conseguir em nenhum outro lugar.

Sua oferta de adesão precisa ser boa, não apenas para atrair as pessoas a entrar na lista, mas também para mantê-las nela.

Ela precisa: capturar a atenção deles, convencê-los de que querem/precisam dessa informação, parecer atraente, ser fácil de obter e cumprir sua promessa. Se você está preocupado com a aparência, não se preocupe, nós cobriremos isso em breve!

Criar ou não criar: Essa é a pergunta

Nesta fase, você tem algumas opções. Você pode criar sua oferta de adesão ou pagar para que ela seja terceirizada. Dependendo de suas habilidades e orçamento, pode ser melhor terceirizar. Há muitas pessoas por aí dispostas a ajudá-lo! Os freelancers estão disponíveis para contratação em vários mercados, como:

Você também pode adquirir um produto PLR e fazer alterações para torná-lo seu. Ele precisa, pelo menos, parecer único, porque se houver outros profissionais de marketing promovendo o mesmo produto, de repente você perderá a vantagem e o apelo. Você não precisa fazer muito, apenas alterar o nome, a capa e um pouco do conteúdo funciona.

lista de e-mail

Como escolher seu tópico

Essa parte é crucial porque faz parte do que motivará as pessoas a se inscreverem na sua lista de e-mail. Para determinar seu tópico, você deve se perguntar: “O que meu público-alvo deseja saber?”

Se você é capaz de determinar o que as pessoas querem saber e pode fornecer essas informações gratuitamente, encontrou a isca com sucesso.

Então, como você encontra o que as pessoas do seu nicho realmente querem saber? É mais fácil do que você pensa! Faça pesquisas nos lugares certos e você receberá sua resposta.

Blogs

Usar um mecanismo de pesquisa para encontrar blogs em seu nicho é uma ótima maneira de determinar a popularidade de um tópico específico.

Você pode avaliar quão bem as pessoas responderão a algo com base no número de comentários que um blog ou postagem recebe. É importante procurar em blogs populares, porque os menos populares podem distorcer seus resultados, simplesmente porque eles não têm um público grande ou responsivo.

Quando você encontra uma postagem com muitos comentários, ela ressoa com o público, respondendo positiva ou negativamente.

Fóruns

 Os fóruns são uma excelente maneira de encontrar pessoas em seu nicho e ver o que elas estão falando.

Quando você se torna ativo nos fóruns em que seus clientes estão, é possível criar relacionamentos e ter uma ideia em primeira mão do que eles precisam, o que significa que você pode encontrar ou criar um produto que os ajude.

A chave é ver quais perguntas são feitas repetidamente para encontrar o maior problema que as pessoas estão enfrentando e resolvê-lo.

Se você não tem ideia de onde estão seus clientes, acesse o Google ou outro mecanismo de pesquisa de sua escolha e pesquise “seu nicho + fórum” e encontrará os lugares mais populares onde seu público-alvo pode estar escondido.

Facebook

Vá para www.facebook.com no seu navegador favorito e procure por “Marketplace”. A partir daí, encontre seu nicho e veja os vários produtos já disponíveis para venda.

Use isso como pesquisa, porque os populares indicam que é isso que as pessoas estão comprando, porque querem saber mais sobre isso.

Ao fazer sua pesquisa, lembre-se de que você não deve roubar ou copiar esses itens, mas não há nada errado em ter a mesma ideia básica e oferecer sua perspectiva para criar um produto exclusivo para o seu público.

Por exemplo, digamos que você esteja no setor de dieta e nutrição. Se formos ao Facebook, veremos que o produto mais vendido é um e-book chamado “100 maneiras de bem-estar”. Ao criar algo semelhante, mas único, você pode capitalizar algo que as pessoas já estão dispostas a pagar e, dando-o de graça, pode garantir que as pessoas o procurem – por isso é uma boa opção para sua lista optar por participar.

Depois de se estabelecer seu tópico, você precisa cumpri-lo! Mudar o rumo no meio do jogo pode criar muita frustração e esforço potencialmente desperdiçado.

A partir daqui você criará o produto do zero ou encontrará um PLR para editar. De qualquer forma, você pode fazer isso sozinho ou com a ajuda de um freelancer qualificado.

Criando a página de captura

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Sua página de captura é uma das partes mais importantes de seus esforços de criação de lista de e-mail, porque é o site simples de uma página projetado para “vender” sua oferta de adesão e levar as pessoas a participar da lista.

O site mostra o produto que você está oferecendo, além de oferecer um local para o usuário se inscrever para obtê-lo.

A maioria das páginas de captura segue o mesmo modelo básico, tornando mais fácil para você e para o cliente que normalmente está familiarizado com elas.

O que faz uma boa página de captura?

Todos as páginas de captura variam um pouco – usando uma combinação de texto, vídeo e gráficos para atrair seu público.

Alguns serão curtos e outros descreverão com marcadores tudo o que você pode aprender com o produto que eles estão distribuindo. Se você está se perguntando qual dessas opções funciona melhor, infelizmente, não há uma resposta.

O que funciona bem para um mercado ou nicho pode não funcionar bem para outro. Depende de uma variedade de fatores, incluindo a quantidade de tráfego que você está recebendo, o nicho e o próprio produto.

Se você está começando recomendo o uso de elementos gráficos, porque os gráficos farão a maior parte das vendas para você e a copy não precisará ser tão boa em termos de qualidade. No entanto, se você é um excelente redator, pode confiar um pouco mais na copy.

Elementos de uma página de captura

Sua página de captura terá vários elementos diferentes:

  • Título. Seu título precisa chamar a atenção e também descrever o principal assunto que seus leitores aprenderão com o produto. Por exemplo, “Descubra os segredos ocultos da saúde que levam à perda de peso sem esforço!” é uma opção para um produto para perda de peso.
  • Lista com marcadores. Os marcadores fornecerão um pouco mais de informações sobre o que seus leitores encontrarão no download quando começarem a ler. Você deve mantê-los curtos e conter quatro ou cinco. Não dê muita informação!
  • Caixa de assinatura. Sem isso, as pessoas não poderão se inscrever na sua lista de e-mails. Você tem duas opções aqui. Você pode simplesmente pedir o endereço de e-mail da pessoa ou o nome e o endereço de e-mail da pessoa. Pedir o nome permitirá que você adicione um toque personalizado ao e-mail, o que, como dissemos antes, é fundamental para a construção de relacionamentos.
  • Botão de envio/inscrição. Este é o botão no qual as pessoas clicam para enviar suas informações e ingressar na sua lista – para a primeira participação. Essa é uma parte importante da sua página de captura. Embora você possa deixar o botão “enviar” padrão, alterar o texto para ler algo como “Clique aqui para continuar” ou “Clique para acesso instantâneo” aumentará sua taxa de inscrição.
  • Declaração de privacidade. Para deixar seus clientes à vontade, considere adicionar uma linha à página de captura diga às pessoas que você manterá suas informações confidenciais. Caso contrário, eles podem ter medo de que você venda o endereço de e-mail deles e os deixe vítimas de spam. Algo simples como: “Sua privacidade é importante para mim e você nunca precisará se preocupar com a venda, o aluguel ou a entrega de informações a outras pessoas, porque eu, como você, odeio spam!”

Se você precisar de uma pequena ajuda para começar, existem vários modelos de páginas de captura on-line – e se você estiver usando o WordPress, existem vários plugins disponíveis para ajudá-lo.

Selecionando um serviço de e-mail

A primeira etapa chave para configurar uma automação de e-mails bem-sucedida para uma campanha eficaz de criação de lista é escolher o serviço correto. Este serviço permitirá que você implemente a opção de se inscrever, enquanto coleta e armazena todas as informações do assinante (nome, endereço de e-mail) para automatizar a série de emails configurada.

Embora haja serviços gratuitos disponíveis, a escolha por um serviço gratuito significa que você não terá acesso a muitos dos recursos disponíveis nos serviços pagos. Alguns serviços gratuitos também podem limitar o número de assinantes que você pode ter em sua lista e, portanto, limitar seu potencial de ganhos.

Também há a possibilidade de desligar um serviço gratuito sem aviso prévio, o que significa que você perde tudo!

Os serviços pagos também possuem recursos adicionais para que você possa acompanhar quantos assinantes clicam nos seus links, o que, por sua vez, ajuda a ver a eficácia da campanha.

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Eu uso o ActiveCampaign, caso queira dar uma olhada. Antes eu usava o Mailchimp, mas após ter um problema com o pacote gratuito deles decidi mudar para o ActiveCampaign.

Coisas importantes a lembrar

  • Se possível, tenha um campo para nome e email. Algumas pessoas dizem que não ter um campo de nome ajuda mais pessoas a se inscreverem, mas muitas pessoas acreditam que vale a pena para personalizar os emails que você envia.
  • Não se esqueça de alterar o texto do botão enviar.
  • Verifique se o modelo de formulário corresponde ao design da própria página de captura.
  • Não se esqueça de adicionar sua declaração de privacidade.

Quando estiver satisfeito com seu formulário, você poderá passar para a próxima etapa, que envolve a página “Configurações”.

Criando sua página de oferta única / oferta adicional

Esta etapa permite gerar receita com o processo de criação da lista de e-mail. Embora o objetivo desta lista de e-mail seja estabelecer relacionamentos e criar clientes recorrentes a longo prazo, isso pode ajudá-lo a ganhar dinheiro enquanto faz isso e não prejudica nada.

Algumas pessoas discordam de tentar vender algo assim que as pessoas se inscreverem.

Por quê? Bem, se você pensar bem, quando as pessoas se inscrevem na sua lista, elas acabaram de te conhecer. Eles encontraram seu produto na página de captura e gastaram um tempo para fornecer as informações para receber o brinde – o que significa que eles são apaixonados pelo que quer que você esteja oferecendo a eles.

Ao transmitir suas informações, é um sinal de que eles confiam em você e provavelmente estariam dispostos a fazer uma compra sua.

De fato, se você está online há um certo período de tempo – e o fato de estar aqui me dizendo que está – provavelmente já viu muitos deles. Depois de se inscrever em uma lista de e-mail, você provavelmente já viu algum tipo de oferta especial única – e se você a aceitou ou não, também deveria oferecer uma. Pode ser um desconto de produto ou um pacote de produtos.

Para fazer isso funcionar para você, qualquer que seja sua oferta especial, precisa estar intimamente relacionada ao seu brinde.

Continuando com o exemplo de saúde acima, digamos que você venda suplementos e vitaminas para ajudar na perda de peso. Você pode oferecer uma avaliação gratuita ou um desconto na primeira compra.

Se você não tiver seu próprio produto para oferecer, poderá fazer uma oferta de afiliado e trabalhar com o proprietário para criar uma oferta exclusiva e exclusiva para seus assinantes.

Muitas pessoas estão mais do que dispostas a fazer isso por você, desde que você possa enviar bastante tráfego para elas – porque elas estão fazendo a mesma coisa que você!

Direcionar tráfego para a página de captura

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Quando tudo está online e funcionando corretamente, é hora de gerar tráfego. Afinal, qual é o sentido de ter uma oferta e criar uma lista se ninguém a encontrar?

Para alguns, a ideia de direcionar o tráfego é intimidadora, mas não precisa ser difícil. Dê uma olhada nesta lista de opções para ajudar você a começar, mas lembre-se de que há muitas outras maneiras de gerar tráfego também.

Marketing viral

Crie outro relatório gratuito e vincule-o à sua página de captura – e compartilhe-o em todos os lugares nas suas redes de mídia social.

Seja ativo no Facebook, Twitter, Pinterest ou qualquer outra rede social onde seu público-alvo está. Você também pode criar um vídeo e enviá-lo para o YouTube, depois vincular à sua página do aperto no final.

Marketing de blogs

Existem duas maneiras diferentes de utilizar blogs. Você pode começar por si próprio e falar sobre notícias e informações relacionadas ao seu nicho e brinde, não esqueça de deixar um link para sua página de captura.

Marketing de fórum

Lembra de quando falamos sobre o uso de fóruns para pesquisar seu brinde? Volte a esses fóruns e comece a socializar!

Ofereça ajuda aos outros membros – faça e responda perguntas e submeta-se aos tópicos. Você se tornará uma fonte confiável de informações! Se o fórum permitir, você também pode inserir um link para sua página de captura na assinatura do fórum.

Anúncios individuais e trocas de anúncios

Os anúncios individuais requerem um pouco de dinheiro para investir, mas se você tiver, eles podem fazer maravilhas.

Essa tática envolve pagar alguém que tenha uma lista de e-mail de tamanho decente para enviar uma mensagem anunciando seu negócio a todos os seus assinantes.

Esse método permite criar uma explosão instantânea de tráfego para a página e começar a receber assinantes alguns minutos após o envio do anúncio.

Se você está gerando receita com a criação de sua lista de e-mail, você pode até começar a obter alguma receita e cobrir o custo do anúncio e, possivelmente, até gerar lucro.

Se você estiver com pouco capital de investimento, tente uma troca de anúncios. Encontre alguém que anuncie sua lista em troca de você promover a oferta dele.

Isso só funcionará depois que você criar uma pequena lista – portanto, você pode precisar fazer um anúncio solo para fazer para começar antes que essa tática funcione.

Existem muitos fatores que contribuem para o seu sucesso com essas duas táticas:

  • A lista da outra pessoa precisará conter pessoas interessadas em sua oferta. Se você está no nicho de treinamento para cães, não compre um anúncio individual de alguém no nicho de perda de peso.
  • Verifique se a pessoa tem uma lista de qualidade. Descubra como as pessoas se inscreveram em primeiro lugar, de onde elas vieram e o que as interessam.
  • Se você estiver fazendo uma troca de anúncios, encontre alguém que tenha uma lista do mesmo tamanho que a sua.

Resumindo

 Se você esta realmente sério sobre a construção de um negócio online bem-sucedido, deve criar uma lista de e-mail.

Espero que este post tenha lhe dado uma compreensão básica das etapas envolvidas no processo, para que você possa começar a agir hoje.

Sua lista de e-mail permitirá que você crie clientes fiéis – o melhor tipo – e fortaleça seus negócios através da construção de relacionamentos – transformando seus negócios em um negócio que as pessoas confiam e recomendam. Com confiança, você poderá vender os produtos mais caros com mais facilidade.

Com uma “isca” eficaz ou algo de valor oferecido aos seus consumidores gratuitamente, você terá sucesso com seus esforços de criação de listas.

Para melhores resultados, o brinde que você oferece precisa ser algo que os clientes realmente desejam e algo que realmente os ajude.

Boa sorte e se precisar de ajuda, manda um e-mail pra gente!

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