Home » Internet » O que é Memória Virtual?

O que é Memória Virtual?

De vez em quando, aparece essa mensagem “Memória Virtual mínima muito baixa” escrita no canto direito da barra de ferramentas do computador. O que significa? Como resolver esse problema?

O que é Memória Virtual?

Memória Virtual é uma extensão da Memória RAM, ou seja, a medida que você abre os programas, eles vão para a memória RAM e em algum momento, essa memória pode se esgotar e simplesmente esses programas não carregaria, pois não tem espaço disponível na memória RAM o suficiente.

Quando a memória principal RAM se esgota, a memória virtual, que fica no disco rígido, entra em cena e o programa vai para ela, porém, a memória virtual, por usar o HD, um dispositivo de entrada e saída, é muito mais lenta que a memória RAM.

O que significa quando aparece erro: “Memória Virtual Baixa”?

É quando o computador esta fazendo Swap com HD, porque sua memória RAM já está cheia, significa que quando tem muitos programas abertos ao mesmo tempo, a memória RAM fica cheia.




Como Aumentar a Memória Virtual?

Precisa aumentar a memoria virtual veja aqui como fazer:

Aumentando a memória virtual:

Iniciar -> Painel de Controle -> Sistema -> aba Avançado -> na área Desempenho, clique em Configurações -> aba Avançado -> na área Memória Virtual, clique em Alterar.

Obs: Se o seu painel de controle está no modo de visualização por categorias, faça este procedimento (Windows XP):

Desempenho e manutenção -> Sistema -> aba Avançado -> na área Desempenho, clique em Configurações -> aba Avançado -> na área Memória Virtual, clique em Alterar.

Vá em “tamanho personalizado”. Se o seu HD possui uma capacidade de 40GB ou superior, defina tamanho inicial 2000 MB (2 GB) e tamanho máximo 4000 MB (4 GB). Assim, você terá uma memória de no máximo 4GB,  muito alta. Você poderá deixar vários programas abertos sem forçar tanto sua memória.

Você também poderá alterar sua memória virtual caso ache que ela esteja muito alta. Baixando aos poucos, você irá encontrar uma configuração ideal para o seu PC.

Espero que tenham gostado deste artigo. Assine nossa newsletter e receba todas as atualizações deste blog por e-mail. Até o próximo artigo!

, , , , ,